Marketing Multinível | O início

Para muitos, o Marketing Multinível é uma coisa inovadora, do século XXI, quando na verdade já funciona a mais de 70 anos. Sendo assim, uma indústria experiente e ao mesmo tempo promissora, pois, tem inovado a cada momento. Revolucionando toda uma geração empreendedora. Inegavelmente que, o MMN veio para ficar, então, vamos contar sua trajetória e também das Vendas Diretas.


O Marketing Multinível foi idealizado em meados da década de 30

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Foi o norte-americano Carl Rehnborg, quem criou o primeiro modelo comercial de distribuição de bens e serviços Multinível. Em que os ganhos ocorriam pela venda de produtos e por comissionamento por níveis de sua equipe (Marketing Multinível). Entretanto, Carl era médico, químico e industrial.

Testamento, no livro de Êxodo, capítulo 18, versículo 21. O Êxodo é um dos cinco primeiros livros da Bíblia, cujo conjunto é chamado de Pentateuco, todos de autoria de Moisés. Ali vemos que, seguindo o conselho dado pelo seu sogro Jetro, Moisés fez uma sistematização da rede de relacionamento em 10, 50, 100 e 1000 pessoas.

Rehnborg era representante de vendas de companhias americanas na China entre os anos de 1915 a 1917. Ao observar os diferentes hábitos culturais nutricionais, detectou a necessidade de vegetais para aprimorar a saúde precária. A ideia era estabelecer uma dieta balanceada aos chineses, todavia, o cenário era outro. Ele observou nas pessoas um alto nível de desnutrição e doenças, certamente relacionado com os alimentos que as pessoas consumiam.

Dr. Carl estudava Nutrição e implantou a desidratação e concentração dos nutrientes contidos nas plantas em forma de cápsulas ou tabletes. Depois de vários anos de estudos, em 1934, surgiu o primeiro suplemento de vitaminas e minerais. O Vita-six que em 1937 passa a se denominar Vita Sol, o qual era Produzido e vendido em sua residência.  Assim surgia a empresa California Vitamins Inc, renomada posteriormente como Nutrilite.

A Nutrilite entrou no mercado americano com grande impetuosidade, até que em setembro de 1945, o Dr. Rehnborg firma parceria de negócios com o Dr.William Casselberg e Lee Mitinger. Dando início oficialmente ao plano de vendas com a Mitinger & Casselberg Inc. como distribuidora exclusiva dos suplementos.

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Marketing de Rede no Brasil

Embora funcione no Mundo a mais de 70 anos, no Brasil chegou um pouco atrasado. Faz 26 anos que entrou a primeira empresa de MMN por aqui, a Amway. Certamente é tempo considerável, porém, relativo a história do MMN, estamos atrasados. Com muito sucesso, a empresa não conseguiu dar conta da grande demanda de pedidos. Também não conseguiu capacitar milhares de pessoas interessadas, acabou perdendo o controle e prejudicando a imagem da empresa no território brasileiro. Contudo, continua a crescer e possui líderes com top cheques.

Até capa de revista o modelo de negócios apareceu. Em 1991, a Revista Marketing & Negócios, publicou na capa uma chamada impactante com o texto: MARKETING DE REDE. A MAIOR FERRAMENTA DE VENDAS DO SÉCULO CHEGA AO BRASIL. Na edição posterior, publicou foto do Presidente da Amway, gerando credibilidade para a empresa e para o negócio. Gerou um BOOM no pais.

Ao final da década de 40 nasce a primeira gigante do Marketing de Rede

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Em 1949, Jay Van Andel e Rich DeVos, dois jovens amigos e incrivelmente inteligentes, passaram a ser distribuidores da Nutrilite. Decerto, rapidamente aumentaram em grande escala as vendas, transformando-a numa empresa multimilionária. Após muito trabalho na juventude, aprenderam muito sobre o negócio do multinível. Enfim decidiram abrir na garagem da casa, a American Way Association. Rebatizada como Amway, a qual é voltada principalmente para a distribuição de produtos de limpeza para o lar.

A Amway começou suas atividades em 1959. Embora comercialize itens de beleza e bem-estar, sempre apostou na venda de itens voltados para a casa. Ampliando seu portfólio com o passar dos anos. Sua linha mais importante foi adquirida em 1970: a Nutrilite, de suplementos alimentares.

Na Segunda Guerra Mundial, com o fortalecimento da indústria bélica americana, os outros setores, deixaram de prosperar. Certamente que a atividade de marketing multinível não ficou de fora. A partir da retomada do crescimento americano no pós-guerra, o sistema de MMN voltou a se expandir.

Contudo, certamente que com o crescimento das empresas de MMN, o mercado ficou assustado. A partir daí, ocorreram muitas falsas denúncias e questionamentos. O Marketing Multinível estava prestes ter um grande momento divisor de águas, onde então o mundo acordaria para este mercado que hoje é BILIONÁRIO.

As denúncias eram de que o MMN não tinha fundamentos e coerência, ou seja, um erro. Apoiado por diversos setores do mercado tradicional, foi financiado uma guerra de falsas acusações na década de 60 nos Estados Unidos. Afinal, estavam assustados, sentindo-se ameaçados, com a nova onda de distribuição através das pessoas. Não passava pelos seus estabelecimentos comerciais, tampouco fazia publicidade nos meios de comunicação para divulgar seus produtos e incrementar as vendas. Decerto, era um Sistema Revolucionário e muito inovador.

Sistema se torna LEGÍTIMO nos Estados Unidos

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A Comissão de Comércio americano, em 1975 acusou a empresa Amway de operar uma pirâmide financeira, ou seja, um esquema ilegal. Após quatro anos de intenso debate, o governo americano reconheceu a legitimidade da empresa e principalmente de TODO SISTEMA DE MARKETING MULTINÍVEL. A Corte decidiu que o programa de MMN da Amway era um negócio legítimo e não um golpe e, portanto, poderia ser praticado nos estados americanos. A partir daí o MMN acabou por ser considerado uma maneira legal de DISTRIBUIR PRODUTOS/SERVIÇOS. Possibilitando recompensar seus distribuidores/consumidores por tais desempenhos, esforços e trabalho de divulgação.

Posteriormente, em 1978, foi fundada a World Federation of Direct Selling Association (WFDSA – Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas). Afim de evitar mais confusão, estabelecer a legitimidade dessa atividade, proteger empresas, consumidores e profissionais de venda direta contra ações de má-fé. Essa entidade, sem fins lucrativos, estabeleceu assim, diretrizes e códigos de conduta, como: critério de recrutamento, informações sobre produtos, respeito à privacidade do consumidor e prazos para devolução dos produtos.

Legitimidade no Brasil

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Embora seja legal, presente no mundo todo, autorizado por governos, no Brasil não existe regulamentação específica. As empresas adotam o Condigo de Conduta com alto comportamento ético, excedendo as próprias exigências das leis nacionais.

Em 1980 empresas de vendas diretas que atuavam no Brasil deram origem a uma entidade denominada Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Apesar de não contribuir expressivamente para o Marketing Multinível Nacional, esta associação se tornou membro da WFDSA. Que certamente, passou a adotar os mesmos princípios, padrões de legitimidade e códigos de ética que regulamentam o setor em mais de 60 países.

Em seguida surge o Estatuto do Vendedor Direto, em conformidade com o Código Comercial Brasileiro (Lei n° 556 de 25/06/1850 e revogada pela Lei 10.406, de 10/01/2002) estabelecendo que empresas que utilizam do MMN, como sistema de distribuição, estão sujeitas às mesmas leis que regem toda e qualquer empresa no Brasil.

Isso significa dizer que até mesmo as comissões pagas sobre às vendas da rede de patrocinadores estão sujeitas ao recolhimento do imposto de renda na fonte. Fazendo com que todo o rendimento dos profissionais de Marketing Multinível seja reconhecido pelo Fisco e portanto, legalizado diante do mercado e do governo brasileiro.

As primeiras empresas de VENDAS DIRETAS

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Apesar de toda ligação, VENDAS DIRETAS é diferente de MARKETING MULTINÍVEL. A venda direta nasceu muito antes.

Afinal, os primeiros registros oficiais sobre a venda direta, apareceram no final do século XVIII. Quando a editora Inglesa, da Enciclopédia Britânica adota a prática de vender principalmente, de porta em porta, suas coleções.

✔️ 1886 – Em Nova York, o vendedor de livros a domicílio David McConnell começa a oferecer perfumes como brinde para quem compra seus produtos. Logo percebe que as pessoas compram os livros para ganhar as fragrâncias, e decide vender cosméticos de porta em porta.

✔️ 1887 – Com uma equipe de 12 vendedoras, McConnell funda a Perfumes Califórnia.

✔️ 1897 – A Perfumes Califórnia lança seu primeiro catálogo de ofertas, com perfumes e outros produtos de beleza.

✔️ 1930 – No Japão, por conta de um surto de infecções intestinais que provoca um aumento do índice de mortalidade infantil, o pesquisador Minoru Shirota desenvolve o leite fermentado Yakult, que inibe bactérias nocivas e equilibra a flora intestinal. O produto é distribuído por sistema de entrega domiciliar.

✔️ 1939 – A Perfumes Califórnia, com distribuidores em 40 estados americanos, muda seu nome para Avon.

✔️ 1946 – O engenheiro americano Earl Tupper lança uma linha de utensílios plásticos para cozinha, a Tupperware, e o sistema de reuniões domiciliares.

✔️ 1959 – Os jovens empreendedores Jay Van Andel e Rich DeVos fundam a Amway, e desenvolvem o método de oferecer aos vendedores condições de montar sua própria rede de negócio na distribuição de uma variada linha de produtos.

✔️ 1963 – A texana Mary Kay Ash funda a empresa que leva seu nome, com o objetivo de estimular mulheres a montar seu próprio negócio.

História Vendas Diretas no Brasil

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✔️ 1942 – A empresa brasileira Hermes começa a desenvolver no país o conceito de venda direta, por meio do reembolso postal.

✔️ 1959 – A Avon inaugura sua fábrica em São Paulo. Sua primeira produção foi o batom Fashion, na cor Clear Red.

✔️ 1966 – A Yakult desembarca no Brasil, apresentando seu sistema de vendas aos consumidores locais.

✔️ 1968 – A Yakult constrói uma fábrica em São Bernardo do Campo.

✔️ 1969 – Com um laboratório para produzir cosméticos e uma pequena loja em São Paulo, é criada a Natura.

✔️ 1974 – A Natura inicia o sistema de venda direta, o ponto de partida para o crescimento da empresa.

✔️ 1976 – A Tupperware chega ao Brasil com seu método de reuniões domiciliares.

✔️ 1980 – A Natura entra no mercado de maquiagem e perfumaria e inicia operações no Chile.

✔️ 1984 – É a vez da Nu Skin Enterprises iniciar suas atividades no Brasil.

✔️ 1990 – Com o sucesso da venda direta no país, chegam empresas como Amway, Nature’s Sunshine, Herbalife, Mary Kay e Fibrative.

A poderosa Nu Skin, Oriflame, a alemã LR de perfumes, a fantástica Nature’ s Sunshine, Nu Skin e Fibrative, entre tantas outras empresas internacionais por diferentes motivos acabaram saindo do País. Todavia, dezenas de empresas nacionais como: Odorizzi, Netfood, Vitoria, Inspiração entre outras encerraram suas atividades.

Como iniciar no MMN Online

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Calma aí, embora seja muito simples aderir uma empresa e começar a trabalhar, não é isso que os Profissionais de verdade desejam. Primeiramente deve ter muita paciência na hora de escolher uma empresa. Assim como todo mercado, existem as laranjas podres que podem golpear você e até traumatiza-lo.

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CONCLUSÃO

Como qualquer outro negócio legítimo, o Marketing Multinível teve um início, passou por dificuldades, entretanto, foram superadas. O Mercado segue numa crescente desde sua criação, sendo alimentado em todo planeta. Novas empresas, produtos inovadores e belos planos de carreira, atraem cada vez mais empreendedores.

Vale ressaltar também que eventualmente, o MMN tem atraído muitos CLT’s e até funcionários públicos (como no meu caso).

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